Fim de semana! Com a visita do emigrante "Andrê Pintô" - originário da "2eme ville française": Lyon - perspectivava-se algum forró! Programa Oficial das Festas: Sexta- feira: jantarada chez "Provinces de France " seguida de tentativa de prestar culto a esse vulto da música portuguesa: Quim Barreiros!! (que actuava numa disco local...) Sábado: grande jogo de rugby França-África do Sul - ouvir "La Marseillaise" num estádio cheio daqueles é no mínimo emotivo; passeio nos "Champs Elysées" já adornados com a iluminação de Natal - não é que comprei o "Expresso" num quiosque cujo dono era de Santarém??!!; e mega festa Erasmus - all night long! Domingo: 17h, Theatre des Champs Elysées: Mariza ao Vivo! Oiça lá ó Senhor Vinho...
dimanche, novembre 27, 2005
mercredi, novembre 23, 2005
O Benfica é uma nação!
Se já não basta a emoção que um jogo de futebol normal representa por si só, imaginem ir ver o Benfica a milhares de kms de casa, ao Stade de France, aqui em Paris, com o estádio cheio de portugueses! Indescritível! Os cachecóis do glorioso, as bandeiras de Portugal, os cânticos, os apupos ao Sr. Árbitro em português! Isto depois de comer uns pastéis de nata (obg Sara! ;) ) coisa que, como imaginam não se encontra por estas bandas! Batemos o record de espectadores no Stade de France para a Liga dos Campeões: 76.589! Ah granda benfas! Só nos faltou o maestro... Venha o Manchester!! (reparem nas quinas da bancada da esquerda!!)
lundi, novembre 21, 2005
Almoçarada Família Barroso!
Dimanche...dia da Família! Grande almoçarada chez primo Miguel! No menu destacam-se o magnífico bacalhau (obrigado tia Lena!), o saboroso azeite scalabitano (obrigado pai Zé Luís!) e ainda o mais que bom vinho da Vila Chã (obrigado zé gordo! pela vindima, transporte e engarrafamento!!!, tou a ver se estico para ter vinho até ao Natal...). Enfim, um repasto farto, repleto de delícias e de presença da família Barroso. Miguel, para a próxima ver se te lembras que, e passo a citar: "o bacalhau quer ALHO!" (o cenário da quinta teve o patrocínio do photoshop!)
mercredi, novembre 16, 2005
Le Pays des Chateaux!
Sem mapa nem destino... apenas o desejo de ver uns "castelinhos"... pelotão da frente: Duartino, Fred Armstrong, a pediatra Diana, Francesca Maria da Toscana, a combalida Santos na impossibilidade de "picar o ponto" nas festas da sua terra (grande Golegã!) e moi même! Houve de tudo: passeios ao luar junto ao Loire, visita aos fantásticos chateaux de Chambord, Cheverny, Beauregard e Blois, acampamento clandestino em parques de campismo já fechados e mesmo em átrios das paróquias locais. Com o espírito de boa-disposição e animação sempre presente lá voltámos à cidade luz, acabando o "Tour" com uma missa em Notre Dame. Para recordar ficam as memórias e as fotos!
Chateaux du Loire en vélo
Fim de semana alargado com as comemorações do Armistício à sexta-feira. Pompa e circunstância junto à Étoile (Arco do Triunfo), com o presidente Chirac de novo visual (avec lunettes) .Em 11 de Nov de 1918 punha-se ponto final à 1ª Guerra Mundial. Com muitas ideias e planos com todos a opinar, íamos ficando "apeados" sem comboios nem carros para alugar! Mas os melhores programas são afinal... os mais simples. Equipados com vélos, sacs à couchage e tentes partímos com o bilhete de comboio destino "Blois" rumo à fantástica região dos Chateaux du Loire.
lundi, novembre 07, 2005
Beijo mais longo da História!
1º Domingo do mês: museus gratuitos! Não é motivo mais que suficiente para passear até anoitecer?? Roteiro do dia: Panteão (estão lá sepultados Jean Jacques Rousseau, Victor Hugo e Voltaire, p.ex), Palais Chaillot (mandado construir por Napoleão para o seu filho) e para terminar Musée Rodin! Obras como esta ("o Beijo"), "o Pensador", "Portas do Inferno" e ainda "Burgueses de Calais" fizeram dele o maior escultor francês do séc. XIX. Ó meus amigos não chega de marmelada??
dimanche, novembre 06, 2005
Vai um croissant radioactivo??!
Visita à Central Nuclear de Nogent-sur-seine. É uma das 19 centrais nucleares em França... produz cerca de 18 biliões de kWh, o equivalente a um terço do consumo de toda a região de Paris. Por curiosidade, realçar que 88% da electricidade produzida pela EDF (Electricite de France) tem origem nuclear... É caso para perguntar: Onde é que estão "os Verdes" cá do sítio ???! Escusado será dizer que se seguiu um repasto daqueles de nouvelle cuisine "à antiga", fazendo esquecer a "bouffle" (comida) das cantinas!